10 viagens incríveis e baratas para fazer em 2021

Não é preciso gastar todas as suas economias para curtir lugares incríveis pelo Brasil!.

Que viajar é bom não precisamos nem dizer, certo? Mas, como em qualquer viagem, é preciso planejar os gastos para não surgir problemas financeiros. Pesquisando direitinho fica mais fácil de encontrar boas saídas para poupar dinheiro e conhecer lugares incríveis. Uma das alternativas é procurar os lugares com um bom custo-benefício e que são tão legais quanto os mais caros.

10 viagens incríveis e baratas para fazer no Brasil. Confira:
GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO

A 50 km de Vitória, no Espírito Santo, está um dos destinos de praia mais bonitos da região: Guarapari. Trata-se de uma cidade com mais de 30 praias belíssimas e que são conhecidas pelos seus preços mais em conta. A dica é tentar evitar os meses de dezembro e janeiro, alta temporada, onde os preços sempre acabam sendo bem caros.

Uma das características das praias da região é a areia que possui propriedades terapêuticas, já que é formada por três minerais: monazita, granada e ilmenita. A boa notícia é que é possível encontrar boas temperaturas durante o ano todo, ou seja, mesmo na baixa temporada o sol estará por lá. Caso queira fugir do roteiro de praias, o Parque Estadual Paulo César Vinha conta com mais de 1500 hectares de trilhas e muito verde.
OURO PRETO, MINAS GERAIS

OBrasilé enorme e incrivelmente bonito. A boa notícia é que há muitos destinos incríveis para serem explorados – desde praias e ilhas a cidades históricas, que guardam uma herança colonial rica e muito valiosa. É o que acontece com Ouro Preto. O destino mineiro conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da Inconfidência Mineira, luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão no país. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, fator que faz com que Ouro Preto seja um verdadeiro museu a céu aberto!

Por conta de seus passeios gratuitos, visitar o destino acaba tendo um bom custo-benefício. A maioria das atrações da cidade possui a entrada grátis e é possível encontrar pousadas mais em conta! A dica é evitar o período de férias e feriados de santos.
BRUMADINHO, MINAS GERAIS

Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, é uma daquelas cidades surpreendentes que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. É lá que está Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo e um delicioso roteiro de viagem para quem gosta de natureza e arte. Idealizado em meados da década de 1980, o local conta com mais de 700 hectares de muito verde, onde estão dispostas mais de 500 obras de arte. Não é à toa que é indicado reservar dois dias no mínimo para conhecer o espaço inteiro.

Já para quem gosta de atrações históricas, a dica é conhecer Piedade do Paraopeba, um dos vilarejos mais antigos de Minas Gerais onde se encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba, construída em 1729, além de casinhas antigas e lojas de artesanato locais.
IBITIPOCA, MINAS GERAIS

Não é novidade para ninguém que Minas Gerais possui lugares fantásticos e uma cultura única. É nesse estado que encontramos cantinhos quase desconhecidos pela grande massa turística e que revelam belezas impressionantes. É o que acontece com Conceição de Ibitipoca, um imenso parque nacional que guarda nada menos do que 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo!

Tamanha beleza está chamando cada vez mais a atenção de turistas brasileiros que estão trocando os badalados destinos do litoral para curtir as atrações naturais que as montanhas podem oferecer. Por estar dentro de um Parque, só é preciso pagar o valor de um ingresso, cerca de R$ 25 por pessoa que dá direito a curtir tudo o que o local oferece!
BROTAS, SÃO PAULO

A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens, criando um cenário de tirar o fôlego. É a viagem perfeita para quem quer fugir da correria da cidade e curtir momentos de sossego – sem falar que o local é recheado por cachoeiras e trilhas.

Ótima opção para uma viagem de casal, em família e até mesmo com os amigos, Brotas conta com diversas opções de hotéis, pousadas e incríveis campings, que acolhem o pessoal que prefere descansar em meio à natureza.
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SÃO PAULO

A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal está conquistando cada vez mais fãs. A mil metros de altitude, o local é destino ideal para viagens curtas, principalmente no inverno, quando as temperaturas por lá chegam a quase 0ºC.

O destino é uma ótima alternativa à badalada Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade. Ou seja, opção mais barata e tranquila de hospedagem e passeio na região. Para quem gosta de uma paisagem incrível, o Pico do Agudo é um dos passeios mais indicados. A cerca de 1700 metros de altitude, o local é muito procurado por quem quer praticar voo livre ou simplesmente admirar uma bela paisagem.
BONITO, MATO GROSSO DO SUL

Nadar com peixinhos coloridos ou se aventurar em uma cachoeira são algumas das atrações de Bonito, um paraíso de águas cristalinas localizado no Mato Grosso do Sul. Por lá é possível encontrar rios de águas azuis, cachoeiras bem refrescantes e paisagens de tirar o fôlego.

Seja para uma viagem em família, para curtir com os amigos ou em casal, Bonito é uma viagem e tanto – é muito comum ver pessoas de todas as idades aproveitando os lugares com um único propósito: apreciar a natureza e suas maravilhas.
CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO

Para quem quer conhecer um lugar novo e de quebra descobrir um dos paraísos ‘escondidos’ no Brasil, a Chapada das Mesas, no Maranhão,é o destino certo. Com trilhas, muito verde, cachoeiras e piscinas naturais impressionantes, o local é uma daquelas surpresas agradáveis que todo mundo gosta de ter.

Assim como nas demais Chapadas, as distâncias entre os pontos turísticos são bem grandes. Por isso, a melhor coisa é ter um carro 4×4 ou reservar os passeios com uma agência de turismo. Dentre os grandes destaques estão o Poço Azul, a Cachoeira de Santa Bárbara e o Santuário da Pedra Caída.
CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA

Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.

Considerado um dos maiores parques de preservação ambiental do país, esse paraíso é guardião de muitas riquezas naturais, ocupando cerca de 152 mil hectares! São incríveis trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions que vão fazer você se apaixonar!
CAMBARÁ DO SUL, RIO GRANDE DO SUL

Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Cenário de inúmeras novelas brasileiras, o local está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas.

Com parques nacionais, cachoeiras e imensos cânions, a viagem surpreende até os mais céticos. Para aqueles que gostam de trilhas e de se sentir no meio da natureza, a viagem é um prato cheio – sem mencionar as charmosas hospedagens que deixam tudo ainda mais especial.