Não importa o tamanho, ter um jardim em casa com plantinhas, flores incríveis e um espaço para sentar e relaxar sozinha ou socializar com a família e amigos num brunch, almoço ou até mesmo jantar, faz toda a diferença em uma casa! O jardim é um espaço para relaxar, admirar a vista das plantas, sentir a grama e respirar melhor e, mesmo que ele seja pequeno, existem diversas dicas e possibilidades de montar um local tranquilo e confortável para renovar os ares da sua casa.
No post de hoje, vamos dar dicas para você fazer o seu jardim pequeno acontecer!
Uma dica simples para qualquer espaço pequeno é: mantenha objetos grandes próximos das paredes e deixe o centro do ambiente livre para a circulação de pessoas, ar e luz. Isso funciona também no jardim! Os canteiros laterais e de canto, próximos às paredes e os muros ficam incríveis, pois deixam a paisagem mais viva, os bancos e mesas também podem ser pensados para ficar nos cantos, com uma iluminação especial para não ocuparem locais mais escuros.
Está ficando cada vez mais popular as pessoas cultivarem algumas espécies de temperos e folhagens em casa para o consumo próprio em vasinhos, sem a necessidade de uma porção de terra no chão. Muitas espécies podem até mesmo serem cultivadas dentro de casa, com a necessidade de somente algumas horas de sol direto, mas o ideal para as plantinhas é um ambiente aberto para elas receberem sol à vontade e crescerem cada vez mais.
Nossa dica é: invista em algumas mudinhas de ervas e temperos em vasos para começar a cultivar em um cantinho do seu jardim, mesmo que você não tenha muita experiência com jardinagem. Com certeza vai transformar seu ambiente e as suas refeições!
A ideia de partir para uma decoração vertical não se aplica somente a jardins pequenos, mas na maior parte dos cômodos internos da casa também! A decoração na parede cria uma decoração incrível e ainda economiza espaço útil no chão. No caso dos jardins, você tem várias opções como instalar um jardim vertical e traga um verde bem vivo para a sua parede, com muitas folhagens e texturas, ou até mesmo cultivar uma planta trepadeira em vasos ou em um canteiro no chão, deixando-a subir e cobrir sua parede.
Para um jardim com área verde completa, um trabalho de paisagismo é fundamental. Não somente na ordenação e composição de espécies de plantas, mas também para entender como o ambiente pode proporcionar conforto para cada tipo de muda. É importante observar em cada canto escolhido para virar canteiro ou cantinho de vasos como e quando o sol incide e como o vento passa. Por exemplo, um canto aberto onde bate muito vento, as plantas de folhas mais duras vivem bem, mas as de folhas mais delicadas podem ser derrubadas com facilidade, por isso, nesses cantos aposte nas gardênias e azaleias. Em uma área que bate bastante sol, pense nas ervas aromáticas (outra dica para a sua hortinha!) como o alecrim, manjericão, louro, cebolinha, orégano, salsinha e outras.
Como o jardim é pensado para ser um ambiente para liberar as energias ruins do cotidiano e relaxar, é interessante investir em texturas e sensações diferentes para vivenciar nesse local. A grama com certeza é a mais indicada, mesmo se você tiver um espaço mínimo para instalá-la. Mas existem outras alternativas, como a grama artificial, feita com fibra sintética, ou até mesmo as pedras boladas, comuns na jardinagem e paisagismo. Para quem gosta de um clima mais bem estruturado, o deck de madeira não sai de moda nunca e pode se adaptar a qualquer dimensão que você tenha disponível.
Apesar da ideia de que é impossível criar um ambiente coletivo em um jardim pequeno, as vezes é somente uma questão de perspectiva. Você pode pensar em uma mesa circular pequena com duas cadeiras ou até mesmo um banco planejado que se estende pela parede, ideias simples que podem sim tornar o ambiente o local ideal para reunir os amigos e familiares no final de semana.
Já para quem quer um ambiente mais relaxante, vale investir em uma ou duas espreguiçadeiras ou poltronas reclináveis para as áreas externas.
Confira agora a nossa seleção de imagens com projetos de jardins pequenos e bonitos para começar a pensar em como transformar esse espaço num ambiente agradável e com contato com a natureza!