Mesa de ano novo: veja dicas para planejar e decorar com fotos incríveis

A mesa de ano novo é uma das coisas mais importantes da programação da festa de réveillon e quanto antes você começar a pensar nela, melhor.

Por isso, trouxemos nesse post muitas ideias e dicas para você fazer uma mesa de ano novo de cair o queixo. Olha só!

Dicas para fazer a mesa de ano novo

Planejamento

Pegue papel e caneta e anote tudo o que você vai precisar para fazer a mesa de ano novo, desde a decoração até aquilo que será servido, uma vez que, dependendo do menu, será necessário usar acessórios e talheres diferentes.

Esse também é o momento para fazer a lista dos convidados e assim saber exatamente quantos lugares você vai precisar disponibilizar na mesa, além de quantidade de pratos e talheres.

O que tem no armário

Com esse roteiro em mãos comece a caçar tudo o que você tem guardado no armário.

E você não precisa comprar louças novas, viu? É perfeitamente possível fazer uma mesa de ano novo a partir das coisas que você já tem em casa.

Por isso, tire toda sua louça e coloque sobre a mesa. Veja a quantidade de cada item e o estilo que predomina.

Analise se são louças mais clássicas, modernas ou despojadas. Com base nisso é possível passar para o próximo passo da lista, confira.

Estilo da mesa e da festa

Agora que você já sabe o que tem guardado em casa comece a definir o estilo que terá a mesa.

Percebeu muitas taças e cerâmica branca? Opte por uma mesa mais clássica e tradicional. Tem mais copos do que taças? Faça uma recepção descontraída.

Isso também vai te ajudar a determinar se a sua mesa de ano novo será com lugares marcados ou em estilo buffet, onde cada um faz o próprio prato.

Cores do ano novo

O branco é a cor mestre do ano novo, a mais tradicional de todas. Se não quiser arriscar, invista nela para fazer a mesa de ano novo.

Mas é sempre bom saber que dá para contar com uma paleta de cores diferente para o ano novo. Um bom exemplo é combinar o clássico branco com tons metálicos como o prata, o dourado e o rosé gold.

Agora se a intenção é trazer um toque de cor para a mesa, aproveite o simbolismo da data. Ou seja, coloque vermelho se desejar amor, acrescente amarelo para a prosperidade ou, ainda, um pouco de azul para a espiritualidade.

Menos é mais

Controle a empolgação de querer colocar um mundo de coisas em cima da mesa de ano novo.

Esse tipo de mesa costuma ser mais clean, sem muitos adereços. Portanto, a dica é privilegiar arranjos discretos e pequenos que podem ser colocados junto ao lugar de cada convidado.

Outra opção é usar um único arranjo de mesa, maior e mais volumoso. Assim a decoração não fica pesada e visualmente exagerada.

Decoração de mesa de ano novo

Louça e talheres

A louça e os talheres da mesa de ano novo precisam seguir a mesma cor e estilo. Evite misturar talheres diferentes para não causar uma confusão na mesa. O mesmo vale para as louças. Caso opte por pratos brancos de cerâmica, vá com eles até o fim.

Para uma mesa clássica, posicione pratos, taças e talheres como manda a etiqueta. Mas se a ideia for fazer um buffet, os pratos podem ser organizados em pilhas e os talheres dispostos dentro de potes.

Guardanapos

Os guardanapos ajudam a deixar a mesa de ano novo mais bonita e sofisticada, além de também serem indispensáveis para evitar acidentes com a comida e a bebida.

Prefira os guardanapos de tecido e coloque-os sobre a mesa com algum tipo de dobradura especial ou arrumados com anéis.

Para uma mesa do tipo buffet, os guardanapos podem ser organizados um sobre os outros ao lado dos pratos.

Marcadores de lugares

Os marcadores de lugares não são obrigatórios, mas garantem um charme a mais para a mesa. Sem contar que podem ajudar a evitar constrangimentos e facilitar o deslocamento das pessoas ao redor da mesa.

Flores e plantas

As flores são sempre bem vindas, especialmente em uma data tão importante como o ano novo.

Use-as de acordo com a decoração que pretende fazer. Por exemplo, uma mesa clássica pede por flores brancas, já uma mesa moderna pode trazer um arranjo mais exótico.

Vale ainda apostar em vasos de plantas, como cactos e suculentas, além de folhagens que estão na moda, como a costela de adão.

Frutas

As frutas são símbolos de fartura e podem se tornar item decorativo para a mesa de ano novo. Tome cuidado apenas para não exagerar no tamanho dos arranjos e atrapalhar os convidados.

Caso deseje oferecer frutas já prontas para o consumo, a dica é montar uma mesa separada só para elas. Lembre-se apenas que algumas frutas depois de cortadas (como maças e peras) oxidam muito rapidamente, mas basta pingar algumas gotas de limão e o problema está resolvido.

Toalha para mesa de ano novo

Por tradição, a toalha de mesa de ano novo é geralmente branca. Mas para fugir um pouco do padrão você pode optar por uma toalha cinza ou rosé com um toque de brilho, como os dos paetês.

Hora do brinde

O momento mais esperado da festa de ano novo é a meia-noite. Para esse momento tenha uma mesa montada a parte com taças e espumantes dentro do balde de gelo.

E uma dica bem legal: faça os gelos com pétalas de flores. Eles decoram ao mesmo tempo em que mantem as bebidas geladas.

Tipos de mesa para o ano novo

Mesa principal de ano novo

A mesa principal de ano novo é aquela onde os convidados se servem em estilo buffet. Ali devem estar os pratos, talheres, guardanapos e, é claro, toda a comida exposta em refratárias e tigelas especiais. Veja algumas inspirações:

Imagem 1 – Para fugir um pouco do comum uma mesa de ano novo em preto e dourado.

Imagem 2A – Mesa de ano novo azul e dourada.

Imagem 2B – Balões e estrelas completam o clima da virada.

Imagem 3 – Mesa prateada: a mais tradicional no ano novo.

Imagem 4A – Mesa principal de ano novo com buffet de fondue e vinhos.



Quer ver mais? Dê uma olhada


Descubra mais